Quem Somos

MISSÃO:

Facilitar, incentivar e direcionar voluntários para ações sociais transformadoras em instituições sem fins lucrativos.

 

VISÃO:

Integrar pessoas  físicas e jurídicas  em prol de ações que contribuam para uma sociedade solidária e sustentável.

 

NOSSOS VALORES:

  • Cuidadora de todas as pessoas, independente de  raças, credos, sexos e condições sociais. 
  • Ética - Honesta, acessível e  transparente nas suas  relações. 
  • Apoiadora e incentivadora das instituições sem fins lucrativos.
  • Fomentadora  da cultura de voluntariado
  • Respeito, trabalho coletivo e apoio permanente aos voluntários.

 

ATUALMENTE

 

Em 2017 completamos 07 anos de atuação, o presidente Dr. Newton Figueiredo, gestor de uma empresa com cultura organizacional de voluntariado e  Diretor voluntário na criação da diretoria de filantropia (que elaborou a Rede de Voluntariado),  inicia  uma nova fase de expansão e gestão da Rede.

A diretora de relações comunitárias é a Mònika Pereira Moura

Os voluntários cotidianos são  Mônica Torquato, como diretora de filantropia, Núria Font Souza, vice diretora de filantropia, Rita Bichara- consultora em gestão estratégica e planejamento e Nágila Almeida como jornalista.

Mércia Lucas, que iniciou como voluntária, hoje é nossa assistente social.

Somos  53 instituições cadastradas e 571 voluntários. Todas as nossas ações estão relacionadas no link:

http://www.redevoluntariado.org/site/noticias/0/noticias.html

 

NOSSA HISTÓRIA:

A ACI - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros, ao completar 60 anos -  refletiu sobre a sua história, a sua representação como desenvolvedora social e econômica do Norte de Minas. E obrigou-se a uma reflexão: Qual deveria ser a sua atuação como instituição na realidade social de sua região ?

Assim, em 2010, por iniciativa do  Presidente,  Sr. Adauto Batista Marques, criou-se  a diretoria de filantropia.

A proposta era a ACI - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros  incorporar efetivamente, de maneira cotidiana e transformadora o tema responsabilidade social.

Os diretores vigentes que participaram da elaboração e implementação do projeto foram: Rita Bichara, Newton Figueiredo, Alexandre Ramos, Julius Denucci (in memorian), Robson Garcia.

Os voluntários sociais que aderiram ao trabalho desde o seu inicio, foram Núria Font  Souza, Maria da Conceição Rocha e Nágila Almeida. Sendo Núria Font Souza designada como diretora de filantropia do projeto Rede Voluntariado.

Estabelecemos nossos propósitos e ações, elaborando  o planejamento estratégico,  sob a coordenação de Rita Bichara, que criou e elaborou o mapa para produção da plataforma Rede Voluntariado.

Todas as nossas logomarcas e identidade da marca : Rede, Voluntários de Coração e do Selo de qualidade foram criadas pelo voluntário Sr. Pedro Font Savall, pai de Núria.

Sr Pedro  na ocasião, com 78 anos,  um voluntário de origem espanhola,  com a alma de artista desde criança,  veio com esposa e filhos residir no Brasil  para trabalhar no departamento de propaganda da GM - General Motors/Chevrolet.

Demos início, realizando o levantamento das necessidades de 15 instituições sem fins lucrativos, com menor assistência, organização e popularidade -

algumas ainda não eram constituídas como PJ.

Promovemos a ajuda à estas instituições, localizando voluntários com os talentos pertinentes ás suas necessidades específicas e vice-versa.

Os voluntários  PJ´s - buscamos por sua área de atuação.

Como exemplos:

FASA - Faculdades Santo Agostinho, representada pela voluntária,  professora e coordenadora  do NPJ - Núcleo de Praticas Jurídicas, Silvana Carvalho Mendes,  regularizando as organizações que atuavam na ajuda gratuita às pessoas, mas, não possuíam direitos legais em função de não serem regularizadas perante a lei.

A FIPMoc, através do seu Diretor Institucional Dalton Caldeira , também diretor da ACI, que elaborou o termo do voluntariado utilizado no nosso cadastramento.

Lançamos a Rede de Voluntariado na FENICS - maior feira de negócios do interior de Minas, promovido pela ACI, que comemorava 15 anos de existência. Motivo de termos escolhido 15 instituições.

Lançamos com a campanha :  Você só fica junto de quem conhece.

O objetivo foi incentivar e sensibilizar os voluntários a conhecerem as instituições.

Produzimos vídeos a respeito dos trabalhos - produzidos e doados pelo  canal 20, do empresário Roberto Machado e hospedados no site.

Concluímos o que denominamos a História da Rede de Voluntariado, com a gestão do Presidente Edilson Torquato - na ocasião, diretor e também incentivador da criação da nova diretoria, que apoiou e disponibilizou a estrutura atual. Seu legado se estende à adesão da sua esposa Mônica Torquato como voluntária  permanente e atuante.

A plataforma http://www.redevoluntariado.org -  é a nossa ferramenta de apoio e de trabalho para cumprir a nossa Missão - com as seguintes finalidades:

 

  • Incentivar com autonomia,  a relação instituições x voluntários:

A ação é simples, a instituição envia a solicitação de ajuda para o email contato@redevoluntariado.org e todos os voluntários indicados pela plataforma, receberão simultaneamente o pedido.

Todos os voluntários cadastrados serão indicados, de acordo com a análise e cruzamento dos perfis voluntários x instituições. A referência para a indicação, serão as escolhas que os voluntários fizeram, no momento do cadastramento.

 

  • Reconhecemos os voluntários com o  Banco de Talentos:

Indicamos os voluntários para às empresas, a pedido. Para isto, ele deve ter no mínimo 06 meses de prestação de serviços voluntário.

A Rede Voluntariado e  muitas empresas, reconhecem que o exercício do voluntariado prepara para o mercado de trabalho, auxiliando-o a desenvolver habilidades, como: trabalho em equipe,  gerir recursos escassos  e promover a  proatividade.

Assim, se você é este voluntário, solicite a indicação da instituição a quem  presta este trabalho e o indicaremos com maior prazer!

 

  • Reconhecemos as instituições com o Selo de Qualidade:

Criamos um processo de cadastramento que atribui o selo de qualidade às instituições que cumprem todas as exigências de documentação e validação de seu trabalho.

Isto é muito importante para garantir ao voluntário que a sua escolha e o seu trabalho poderá multiplicar em bons frutos.

 

  • Apoiamos o desenvolvimento de ações, com a marca Voluntários de Coração: 

Criamos de coração, para auxiliar  pessoas e/ou grupos que desejam organizar ações com o apoio da Rede de Voluntariado - em concordância e adesão aos nossos valores, missão e visão.

Podemos empreender juntos, belos trabalhos!

 

 



Institucional
Como Funciona para Instituições sem Fins Lucrativos    
Como Funciona Selo de Qualidade    
Como Funciona Voluntários de Coração    
Parceiros    
Selo de Certificação    
Banco de Talentos    
Como Funciona para Voluntários    
Quem Somos    
Voluntários de Coração